o desafio das nossas escolas

terça-feira, 12 de junho de 2012

Comentário sobre o Fascículo 1


A educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças.”
A partir desse trecho podemos dizer que as diferenças não devem ser tratadas de igual modo, uma vez que cada um tem a sua própria característica. Não podemos homogeneizar todas as diferenças que existem.
Desse modo, será que as escolas que se dizem inclusivas são realmente? Professores, diretores - os educadores em geral - sabem o que é inclusão ou será que eles agem de maneira a excluir o outro? Deve-se tomar muito cuidado e estar bastante atento às ações e às falas para não cair em contradição entre o que está escrito no papel (“a escola é inclusiva”) com o que de fato é (excludente). Precisamos estar bem preparados para lidar com tantas diferenças! E, sinceramente, não sei se eu estou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário