A leitura do documento foi interessante, pois além de esclarecer alguns aspectos, deu várias dicas sobre como atuar de forma alternativa para atender as necessidades de todos os alunos.
Para a Escola Comum tornar-se Inclusiva, é necessário que ocorra uma mudança em toda sua organização. Tal mudança é estritamente necessária e depende do empenho de todos os envolvidos com a educação, pois deve ser uma atitude coletiva.
Segundo o documento: “A educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças.” (p.8)
Para que de fato isso ocorra, toda sua estrutura (física, material e de recursos humanos) deve ser reformulada. Indico, portanto, um link que nos mostra como organizar uma escola, em seu aspecto físico, que de fato elimine as barreiras e com isso, promova a inclusão.
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/escola-inclusiva.html
Documento: MEC Fascículo I - A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - A Escola Comum Inclusiva, 2010.
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