Educação Especial / Inclusão Escolar
“A educação especial perpassa todos os
níveis, sem substituí-los (...)” hoje em meu estágio em uma escola municipal de
educação infantil, me deparei com um aluno com uma deficiência mental, palavras
utilizadas pela professora, ela me disse que aceitou o aluno em sua escola, e
que muitas colegas ou não aceitam, ou não querem trabalhar com esse público,
não querem incluir.
O tema inclusão foi idealizado
institucionalmente, mas até que ponto as escolas estão dando conta e estão
preparadas para isso? E não somente a Instituição de Ensino, mas o corpo
docente, que deve demandar um amparo a essas crianças especiais pela lei, onde
estão os preparos para se olhar com essa perspectiva efetiva para a inclusão?
Eu como mãe de criança especial em inclusão em sala de 2o.ano, vejo que em 80% do "preparo" do docente está nele mesmo, a princípio o professor precisa querer, estar envolvido, defender a causa. Secundariamente, vem os recursos que a escola, o município, a direçao pode oferecer, pois quando o professor gosta do que faz, as idéias fluem e hoje temos um mundo de idéias na internet, o ensino pode ser adaptado as condições daquele aluno. É questão de querer, de amar, amar a profissão, amar o próximo e ter a sensação de dever cumprido ao final de um ano letivo. A lei está aí, mas independente de lei ou obrigatoriedade, nascem a cada dia muitas crianças especiais, e quem prepara os pais ? É o amor de Deus.
ResponderExcluirUm abraço,
Cecília - Jundiaí-SP