o desafio das nossas escolas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Comentário pessoal sobre a leitura do Fascículo 1 - A Escola Comum Inclusiva

A leitura do fascículo foi uma experiência extremamente positiva e construtiva pensando do ponto de vista da minha própria formação, pois me permitiu perceber o quanto preciso aprender para tentar ter uma prática não excludente em sala de aula.
É visível que as práticas de ensino precisam mudar, mas como conseguir atingir a inclusão sem excluir?! Sem dúvida a inclusão é um grande desafio e o fascículo aponta múltiplas formas de tornar a escola um ambiente educacional de todos, e embora muitos aspectos já estejam caminhando rumo a este objetivo, outros tantos ainda encontram-se defasados.
Acho que a grande contribuição pessoal da leitura é em relação a mim mesma como pedagoga. De que adianta as escolas todas estarem preparadas para receber as diferenças se EU não estiver e não souber lidar com elas? Minha prática continuará sendo negligente e excludente. Não só a sociedade, a escola ou os alunos precisam compreender e respeitar as diferenças para assim deixar de excluir; Eu, como indivíduo, preciso entendê-las e respeitá-las, para assim poder realmente desenvolver um trabalho inclusivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário