o desafio das nossas escolas

domingo, 15 de abril de 2012

A escola comum inclusiva

A escola das diferenças é a escola na perspectiva inclusiva, e tem como princípio questionar e reconstruir as práticas que, até então, mantém exclusão por aceitarem modos instituídos de organização dos processos de ensino e de aprendizagem impostos.
A partir do momento em que a escola reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação de todos, adotando novas práticas pedagógicas, é considerada inclusiva. Essas novas práticas dependem de mudanças que vão além da escola e da sala de aula; é necessário o desenvolvimento de novos conceitos e a redefinição e aplicação de alternativas e práticas pedagógicas que garantam a inclusão. O acesso, participação e aprendizagem e as diferentes relações na escola contribuem para uma cultura de valorização das diferenças.
Sendo o Projeto político Pedagógico um instrumento orientador, o Fascículo discute a necessidade de a Educação Especial ser uma modalidade integrante deste documento para que a prática seja efetivada e implementada na perspectiva da educação inclusiva. A política atual da Educação Especial compromete-se com a melhoria da qualidade da educação, luta pelo direito à educação e, nesta perspectiva igualdade e diferença são valores indissociáveis.

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