o desafio das nossas escolas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fascículo I- A Escola Comum Inclusiva

O texto lido foi de grande importância para minha formação, porque possibilitou a mim, uma reflexão sobre como a escola comum, pode proporcionar a inclusão ao aluno com deficiência.
O  texto me fez refletir qual o sentido de inclusão, foi levado em consideração para que fosse possível a elaboração do documento.
O texto coloca, a diferença entre multiplicidade e diversidade, onde a multiplicidade é movimento, e a diversidade afirma aquilo que é igual, não permitindo as diferenças.
Assim nas escolas inclusivas "ninguém se conforma a padrões que identificam os alunos como especiais e normais, comuns. Todos se igualam pelas suas diferenças!" (p.8)
A escola se torna inclusiva quando, ela  reconhece a diferença dos alunos e constrói um Projeto Politico Pedagógico, que  promova a participação e o progresso de todos os alunos, sem exceção. Segundo Gadotti e Romão(1997), o PPP da escola deve ser o caminho a ser seguido pela escola, procurando suprir as dúvidas dos membros da escola.
A mudança ocorre a partir do momento em que os professores adotam práticas educacionais diferente das habituais, usando do que lhes acontece nas experiencias educacional inclusiva que eles estão vivendo. Fazendo com que essas experiencias façam parte da construção do PPP.
Para se construir um ensino melhor e com eficiência  com as crianças com necessidades especiais , é preciso que essas experiencias sejam compartilhadas entre as profissionais , pois com a troca de experiencia a professora conseguirá deduzir que alguns métodos e práticas, que dão certo ou não, mas ao compartilhar as professoras terão uma possibilidade de construir suas práticas, e adaptar elas a cada caso.
O texto traz que uma das inovações que surgiram com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é o Atendimento Educacional Especializado- AEE. É um serviço criado para complementar/suplementar a formação do aluno com deficiência. Essa assistência é fornecida nas escolas através das Salas de Recursos Multifuncionais. Onde as crianças frequentam em horário oposto ao da Escola comum. Tem sua matricula vinculada com a matricula no ensino regular.
Os recursos financeiros para o AEE vem do FUNDEB(Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), e devem ser aplicados na "formação de professores, na acessibilidade do espaço físico e do mobiliário escolar, na aquisição de novos recursos de tecnologia assistiva, entre outras ações previstas na manutenção e desenvolvimento do ensino para a organização e oferta do AEE, nas salas de recursos multifuncionais." (p.22)
É importante mostrar que o texto traz, que " alunos com a mesma deficiência  podem necessitar de atendimentos diferenciados." (p.22).
Uma das  propostas para se acertar na integração dos alunos com e sem deficiência, é através dos jogos. O documento lido propõe jogos como o cara a cara, maquete, jogo de dominó e  da velha. Enfim qualquer jogo que permita a interação entre esses alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário