o desafio das nossas escolas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Escola Especial x Escola Comum

Pouco posso falar sobre a escola especial, já que nunca tive a oportunidade de ter contado com esse tipo de instituição. Mas, pelo que pude perceber, é uma instituição que olha mais para a patologia das crianças (investindo em meios de suprir essas necessidades) e menos para as potencialidades das mesmas.

A escola comum, por sua vez, deve investir mais para receber essas crianças, mas com certeza, a interação com outras crianças contribui para o desenvolvimento de suas potencialidades, sendo uma rica troca para todos.

A única coisa que me questiono, é se necessariamente uma coisa precisa excluir a outra. Pois, de certa forma, será que frequentando também a escola especial (não obrigatoriamente), não é uma oportunidade para que se sintam parte de um grupo? Um grupo de pessoas que vivem as mesmas dificuldades e limitações, e que juntos podem lutar por seus direitos? Em hipótese nenhuma apoio a ideia de que deficiente tem que viver com deficiente, mas acredito que essa troca também é importante.

Enfim, preciso pensar e estudar mais sobre esse assunto e espero terminar essa disciplina com um pouco mais de clareza a esse respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário