o desafio das nossas escolas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pode a escola especial suprir a escola comum?

Na minha opinião é extremamente contraditória a ideia de separar a escola especial da comum, ou mesmo colocar que uma pode suprir a outra, justamente pela primeira discutir fortemente a importância do respeito as diferenças, a importância da multiplicidade, e que as identidades dos sujeitos estão em constante transformação. E com base na idéia da inclusão, uma escola em que cada aluno tem a possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, e em que o conhecimento se constrói sem resistência ou submissão. Colocar uma criança em uma escola especial porque é deficiente a priva de seu direito à educação comum, que é um direito de todos. A educação especial é uma modalidade que não substitui a escolarização de alunos com deficiência, essa educação supõe uma escola que não exclui alunos que não atendam ao perfil idealizado institucionalmente. A educação especial perpassa todos os níveis, etapas e demais modalidades de ensino, sem substituí-los, oferecendo aos seus alunos serviços, recursos e estratégias de acessibilidade garantindo que todos recebam uma educação de qualidade.

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