o desafio das nossas escolas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sobre o fascículo I


"A inclusão rompe com os paradigmas que sustentam o conservadorismo das escolas,
contestando os sistemas educacionais em seus fundamentos..."

 " É nos bancos escolares que se aprende a viver entre os nossos pares, a dividir as responsabilidades,a repartir tarefas. Nesses ambientes, desenvolvem-se a cooperação e a
produção em grupo com base nas diferenças e talentos de cada um e na valorização da
contribuição individual para a consecução de objetivos comuns de um mesmo grupo."
 Acredito que esses três trechos definem bem o fascículo um; inicialmente por deixar bem claro o quão eficiente a escola comum inclusiva é e pode ser para os postadores de deficiências, rompendo com os paradigmas e superando os desafios, promovendo a socialização, diferentes contribuições de cada indivíduo e que proporciona o crescimento de cada um.

" Quando entendemos esses processos de diferenciação pela deficiência ou por outras
características que elegemos para excluir, percebemos as discrepâncias que nos faziam
defender as escolas dos diferentes como solução privilegiada para atender às necessidades
dos alunos." Essa era minha opinião, a escola especial como solução para os deficientes e ao começar a disciplina e saber sobre o assunto, percebi o quanto errônea era minha opinião e o quanto meus olhos estavam 'tapados' em não enxergar diferentes possibilidades para tratar a inclusão.

Beatriz Vieira 116238



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