o desafio das nossas escolas

terça-feira, 17 de abril de 2012

A Escola comun Inclusiva.

"(...)educação supõe uma escola que não exclui alunos que não atendam ao perfil idealizado institucionalmente."

A educação, para todos, perpassa todos os níveis educacionais. A educação especial oferece aos seus alunos recursos, serviços e estratégias que garantam não só acesso mas a permanência na escola, assim como deve garantir o acesso aos conhecimentos escolares.
O Atendimento educacional especializado trabalha a fim de garantir este acesso e permanência, de modo que não haja exclusão. "O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta orbigatória pelos sistemas de ensino".
A educação inclusiva trata-se de uma educação que garante o direito à diferença, "a diferença (vem) do múltiplo e não do diverso". Esta educação concebe a escola como um espaço de todos, na qual há espaço para se expressar livremente, onde os alunos podem participar ativamente das tarefas de ensino e se desenvolverem. Um dos aspectos da educação inclusiva é que "os alunos controem o conhecimento segundo as suas capacidades" (esta parte ainda não está muito clara para mim).
Aescola é inclusiva quando consegue reconher as diferenças dos seus alunos e busca a participação e o progresso de TODOS. Assim como as pessoas, as escolas vão ser e devem ser diferentes e, desta forma, devem ser reconhecidas e valorizadas nas suas diferenças.
A escola atual tem que mudar, o modelo que ela segue não consegue valorizar a diferença, não consegue assumir o modelo de escola inclusiva. a mudança a ser feita deve ser coletiva. A escola deve assumir um papel de escola de todos, por todos e para todos. O que demandará tempo, pois "a autonomia escolar é construída aos poucos e cotidianamente."
Como bem diz o texto, " as práticas escolares inclusivas não inplicam um ensino adaptado para alguns alunos, mas sim um ensino diferentepara todos(...)". Este é o desafio cotidiano, não só do professor, nem tampouco somente do coletivo escolar, é um desafio que ataca a todos, " Como assim nem todos vão aprender as mesmas coisas? Como assim nem todos vão desenvolver as mesmas habilidades?", é uma mudança de olhares que deve ocorrer em todo âmbito educacional, desde o lar até o ministério da educação (ou mais). Uma mudança que precisará de tempo, aceitação, esforço e dedicação, além de uma formação adequada.


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