o desafio das nossas escolas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Escola especial e escola comum: que tipo de complementação?

Uma das maiores discussões que se estabelece em torno da questão escola especial x escola comum é se uma pode suprir a outra. Por mais que a escola especial tenha sido criada "com a melhor das intenções", não é bem assim que ela funciona, uma vez que a exclusão de um certo grupo por uma determinada característica muitas vezes só gera mais exclusão.
Reconheço que a escola especial tem a sua importância em alguns aspectos, tanto porque a assistência dada nas escolas normais às pessoas com deficiência está longe de ser suficiente. Porém, pautar suas atividades em cima do conteúdo escolar, o mesmo conteúdo que o aluno têm na escola comum, é um erro.
A escola especial não deve funcionar como um "reforço" àquilo que o aluno especial teve dificuldade em aprender na escola comum, mas ser uma complementação, com diferentes atividades e conteúdo. A questão que devemos atentar então, não é se uma é capaz de suprir a outra, mas sim de que forma uma deve complementar a outra.

Juliana Bonetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário