o desafio das nossas escolas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Será que a escola especial pode suprir a escola comum?

suprirsu.prir
(lat supplere) vtd 1 Completar o que falta a: Suprir a quantidade necessária. vtd e vti 2 Fazer as vezes de, preencher a falta de; substituir: A intuição supre o conhecimento. O secretário supria pelo presidente. vtd e vpr3 Abastecer(-se) do necessário; prover(-se): Os vencimentos da aposentadoria não o suprem. Precisamos supri-lo do essencial. Muitos cidadãos deste bairro suprem-se na cooperativa. Supramo-nos de paciência. vtd e vti 4 Acudir, remediar: Suprir necessidades. Suprir frustrações. Suprir um defeito. Muito trabalha para suprir aos encargos da numerosa prole. vint 5 Substituir: Na ausência do presidente, cabe ao vice-presidente suprir. Não há doce para a sobremesa: as bananas suprirão.


Considerando o significado de "suprir", fica claro que sim, a escola especial PODE suprir a comum. A pergunta maior que fica é: é isso que se deseja, é este o ideal?
Do meu ponto de vista, a resposta é direta: não.


Não vejo como ideal que a pessoa com necessidades especiais precise distanciar-se da vida em sociedade, da vida igualitária, para poder desenvolver-se. 
O ideal é que a própria escola comum dê conta de suas atuais faltas; que acuda-se em resposta às necessidades de cada um de seus personagens, não só de seus estudantes; que não se permita substituir por um centro especializado que afasta as pessoas; que abasteça-se do necessário para atender a todos.

Assim, resumo minha resposta da seguinte forma: "Sim, mas não é este o ideal: existem alternativas melhores."

Um comentário:

  1. Devia ter lido as postagens antes de postar o meu kkkk, achei o meu tão inédito....Antes kkk

    ResponderExcluir