o desafio das nossas escolas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Escola comum e escola especial

Quando li o texto, percebi de fato como nossa formação anda não nos prepara para lidarmos com o que encontraremos quando estivermos em sala de aula, e como lidaremos com a inclusão. As dúvidas e o questionamento aumentam, e temos pouco tempo para os solucionarmos. Na realidade, como professores, não estamos preparados e a estrutura escolar também não está.

Crianças, jovens, adultos e idosos, todos, tem o mesmo direito de terem uma educação, e a negação a este direito devido a alguma deficiência é criada a exclusão e discriminação. Por isso creio que seria totalmente contraditória a inclusão se a escola especial suprisse a escola comum.

Privando-a de uma educação em uma escola comum, estaremos deixando de lado a importância que existe na superação de suas dificuldades em grupo com outras crianças deficientes ou não, assim acredito que não consiga suprir.

Um comentário:

  1. Concordo com voce Bi, hoje me vejo muito despreparada para trabalhar com crianças especiais. Tanto a escola quanto nossa formação está em desvantagem, e é isso que precisa ser mudado para começarmos a pensar em uma educação inclusiva.

    ResponderExcluir