o desafio das nossas escolas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A escola comum inclusiva

Quero destacar o que me chamou atenção nesse texto. Uma ideia que eu desconhecia e que por isso acho interessante citar.
O texto fala da diversidade como um conceito negativo e sempre ouvimos o contrário:
"a diversidade deve ser acolhida na escola". Ai, li o começo do texto novamente e entendi o ensinamento que ele nos traz.
Geralmente a escola se coloca como "inclusiva", pois abre suas portas as pessoas com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades, no entanto não compreende que muitas vezes seu discurso vai contra a prática real, porque as pessoas consideradas diferentes são agrupadas em uma mesma sala de aula, e divididas segundo suas características em comum. Ou seja, nada se muda, a escola ainda divide, fragmenta e exclui. Se mantêm assim as escolas comuns e especiais, só que agora no interior da mesma instituição escolar.

Dessa forma, quando o texto fala em diferenças como resultantes da multiplicidade, e não da diversidade está querendo dizer que a diferença vem do múltiplo que está além do que é diverso. Este não aceita o idêntico, não segrega, não homogeniza, não separa, compreende que o que é comum a todos é o direito de ser diferente.
Pensando assim a escola se torna um ambiente educacional inclusivo.







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