o desafio das nossas escolas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A escola comum inclusiva

“Como garantir o direito a diferença nas escolas que ainda entendem que as diferenças estão apenas em alguns alunos, naqueles que são negativamente compreendidos e diagnosticados como problemas, doentes, indesejáveis e a maioria sem volta?” ( A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, pág.09)

Ao ler o texto e me deparar com essa questão percebi quantas dúvidas e questionamentos ainda tenho sobre a inclusão escolar, eu entendo a importância e acredito na inclusão, porém ao ver a prática percebo que ela causa ainda mais exclusão, a maioria das escolas e os próprios professores não estão preparados, as crianças com alguns tipos de necessidades especiais, geralmente, ficam no fundo da sala realizando ou não atividades diferentes, elas não são incluídas nas práticas de ensino como as outras crianças, penso que esse tipo de situação acentua ainda mais a exclusão.

O direito a inclusão foi um grande passo, porém as escolas precisam se preparar para isso, as práticas de ensino também precisam mudar! A forma escolar que encontramos, especialmente, nas redes públicas, não está preparada para trabalhar as diferenças e não compreende que a escola é um espaço de TODOS, o processo educativo tem sempre que buscar a participação e o progresso de todas as crianças.

"Amar não significa tornar o outro adaptado, submisso ou semelhante a nós. Amar significa libertá-lo, deixá-lo livre, deixá-lo viver." (Penny Mc Lean)

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