o desafio das nossas escolas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fascículo 1: A Escola Comum Inclusiva


“Antes da deficiência, vem a pessoa, o aluno, com sua história de vida, sua individualidade, seus desejos e diferenças”. Página 22

Ao ler o Fascículo 1 algumas frases me chamaram a atenção, entre estas a frase destacada acima. Todos são diferentes, independente de deficiência, sendo assim possuem formas diversificadas de aprender. Antes de tudo a escola comum necessita olhar as diferenças, pois estas formam o coletivo escolar. Aprender a conviver com as diferenças é o primeiro passo para a inclusão.
Aprendi muito ao ler este Fascículo, principalmente em relação ao Atendimento Educacional Especializado e ao papel do Professor de Educação Especial na escola comum. São tantas as formas que a escola tem de garantir a real inclusão de pessoas com deficiências, tantos recursos, instrumentos, que são de direito do aluno.
É necessário que a escola comum valorize as diferenças, que realmente se empenhe em garantir espaços inclusivos em seu interior, que incorpore práticas inclusivas no Projeto Político Pedagógico e em suas ações cotidianas.

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