o desafio das nossas escolas

sábado, 14 de abril de 2012

“Todos se igualam pelas suas diferenças!”

Essa foi uma das frases que me chamou atenção, no sentido de reforçar a ideia de que não existe um grupo específico dos diferentes. Na realidade somos todos diferentes e é isso que faz de nós seres iguais.

"Ao contrário do que se pensa e se faz, as práticas escolares inclusivas não implicam um ensino adaptado para alguns alunos, mas sim um ensino diferente para todos, em que os alunos tenham condições de aprender, segundo suas próprias capacidades, sem discriminações e adaptações." (ROPOLI, 2010)

Pensando através desse trecho e pela leitura do fascículo, vejo a inclusão como um grande desafio que deve ser enfrentado pelo todo (professores, pais, funcionários, alunos, diretores, Ministério da Educação e outras instâncias educacionais). Como garantir esse ensino diferente para todos e como seria esse ensino?
Ao ler sobre o AEE e conhecer alguns recursos disponíveis para facilitar o aprendizado do aluno e sua utilização dos materiais, pude perceber que algo está sendo feito para favorecer a inclusão. O que falta é a implementação das Salas de Recursos Multifuncionais em todas as escolas que possuem matrículas de alunos com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação; a contratação de professores formados para essa área de ensino e o trabalho em conjunto.
E para finalizar faço a citação de outro trecho do fascículo:

"A possibilidade de inventar o cotidiano (CERTEAU, 1994) tem sido a saída adotada pelos que colocam sua capacidade criadora para inovar, romper velhos acordos, resistências e lugares eternizados na educação." (ROPOLI, 2010)

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