o desafio das nossas escolas

terça-feira, 10 de abril de 2012

Será que a escola especial pode suprir a escola comum?

A escola além de local de apendizagem é também local de encontro, no caso das crianças, local de encontro com adultos e com seus pares. Ali elas começam a aprender o que é viver com pessoas diferentes das que estão habituadas, pai, mãe, irmãos. Elas começam a aprender então o que é viver em uma sociedade. Este aprendizado é tão importante quanto o aprendizado propriamente do conteúdo, as amizades que de lá surgirão, as brincadeiras tudo contribui para a formação da criança.
Por estes breves motivos expostos considero que a escola especial não pode suprir a escola comum, já que o espaço de formação da criança na escola regular é muito mais abrangente e completo, permite muitas outras vivências e aprendizados para a criança.
Considero também que a criança portadora de deficiência deve ter na prática todo o amparo que tem na lei e além de ter o direito a frequentar a escola regular como todas as outras ciranças, deve também ter direito a todo o amparo que precise para seu desenvolvimento físico e mental, como profissionais da área médica se for o caso, para assim poder ter seu desenvolvimento pleno, como qualquer outra criança deve ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário