Acredito que seja incoerente e contraditório alguém que concorde com a importância da Inclusão defender que a educação especial supra a escola comum. Colocar uma criança em uma escola especial porque é deficiente a priva de seu direito à educação comum, que é um direito de todos. Tanto a criança deficiente como as outras serão privadas do convívio com a diferença. Todos têm o direito a todos os níveis de educação e têm o direito à diferença.
Não acredito ser possível formar os professores para suprir todas as necessidades de seus alunos, sejam eles deficientes ou não, mas é possível que todos, alunos e professores, deficientes ou não, aprendam a aceitar, entender e acolher as diferenças. Mas, como é possível esta aprendizagem sem contato com a diferença?
Até este dado momento as reflexões que pude realizar me fizeram entender que a educação inclusa garante justamente a possibilidade de acolher, entender e aceitar as diferenças por meio do convívio com elas e não somente pela pura teorização do problema na escola, mas pela convivência. Convivência esta que não pode ser suprida pela educação especial.
Ana Laura Lopes Carvalho
Ao Ler todos os posts, a resposta é praticamente unânime, por não achar interessante criar um novo post abordando minhas ideias, que já foram praticamente apresentadas. Achei mais cabível postar um comentário aqui. Assim como a Ana, acho contraditório alguém que concorde com a importancia da inclusao defender que a educação especial supra a comum. Já tivemos boas discussões capazes de esclarecer que a escola especial é importante mas de forma alguma deve substituir a escola comum. A educação especial é necessária para os alunos com deficiencia mas não deve ser a unica em suas vidas. O convivio com as diferencas é fundamental para o desenvolvimento de qualquer pessoas, deficiente ou nao.
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