o desafio das nossas escolas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pode a escola especial suprir a escola comum?

Acredito que seja incoerente e contraditório alguém que concorde com a importância da Inclusão defender que a educação especial supra a escola comum. Colocar uma criança em uma escola especial porque é deficiente a priva de seu direito à educação comum, que é um direito de todos. Tanto a criança deficiente como as outras serão privadas do convívio com a diferença. Todos têm o direito a todos os níveis de educação e têm o direito à diferença.

Não acredito ser possível formar os professores para suprir todas as necessidades de seus alunos, sejam eles deficientes ou não, mas é possível que todos, alunos e professores, deficientes ou não, aprendam a aceitar, entender e acolher as diferenças. Mas, como é possível esta aprendizagem sem contato com a diferença?

Até este dado momento as reflexões que pude realizar me fizeram entender que a educação inclusa garante justamente a possibilidade de acolher, entender e aceitar as diferenças por meio do convívio com elas e não somente pela pura teorização do problema na escola, mas pela convivência. Convivência esta que não pode ser suprida pela educação especial.

Ana Laura Lopes Carvalho

Um comentário:

  1. Ao Ler todos os posts, a resposta é praticamente unânime, por não achar interessante criar um novo post abordando minhas ideias, que já foram praticamente apresentadas. Achei mais cabível postar um comentário aqui. Assim como a Ana, acho contraditório alguém que concorde com a importancia da inclusao defender que a educação especial supra a comum. Já tivemos boas discussões capazes de esclarecer que a escola especial é importante mas de forma alguma deve substituir a escola comum. A educação especial é necessária para os alunos com deficiencia mas não deve ser a unica em suas vidas. O convivio com as diferencas é fundamental para o desenvolvimento de qualquer pessoas, deficiente ou nao.

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