o desafio das nossas escolas

terça-feira, 24 de abril de 2012

A escola especial pode suprir o que a escola comum não oferece?


               Por não diferenciar educação especial de escola especial, acreditava que a escola especial era positiva no sentido de atendimento clínico para o aluno especial, mas essa questão é um problema da saúde e não tanto da escola. Assim, voltei a me questionar sobre o que a escola especial faz e no que ela pode ser positiva na educação e desenvolvimento do aluno como um todo.

                Num ambiente especial como podemos nos preparar para uma vida normal? Essa socialização com os ‘iguais’ que a escola especial proporciona, acaba virando uma ilusão, uma exclusão do mundo real. Por ela ser substitutiva e não complementar, acredito que a escola comum tem mais pontos positivos do que a escola especial.

                Apesar de não conseguir deixar de lado a ideia de que a escola comum tem muitos fatores deficientes, entendo que eles acabam virando desculpas para não aceitação dos alunos especiais. São fatores que devemos cobrar do Estado e não ficar se lamentando.

                Pensando em tantos prós e contras, me incomodo mais com o fato da substituição e não da complementação, e por isso acredito que a escola especial não vai suprir o que a escola comum não oferece.

2 comentários:

  1. Adorei o que você escreveu, e faço um destaque especial pra decoração. Ficou muito bonito assim.

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  2. Olá Vivian,
    penso que a complementação é válida também, e não a substituição da escola comum pela escola especial.

    Pensando nesta problemática de ter ou não uma escola de educação especial substitutiva, vem a pergunta: já perguntaram aos alunos especiais e às pessoas adultas com necessidades especiais, o que elas pensam sobre isto?

    Até agora só ouvi e li a voz daqueles que pensam sobre a educação de pessoas com necessidades especiais, e pouco tomei contato com o material e a fala produzidos pelas pessoas que vivem na pele todos estes dilemas de ter uma diferença física, intelectual visivelmente perceptível.

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