o desafio das nossas escolas

terça-feira, 17 de abril de 2012

A Escola Inclusiva

Como já disse algumas colegas, o documento é muito importante para nossa formação, e me fez perceber, também, com estou despreparada. Isso me permite ver que não é apenas a estrutura escolar que precisa mudar e se adaptar, mas sim todos que estão envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Os professores precisam estar preparados também, precisam se envolver com os professores da Educação Especial de maneira a garantir que seus objetivos (que são os mesmos, ou deveriam ser), sejam alcançados, fazendo um trabalho interdisciplinar.
Precisamos construir uma cultura que valorize as diferenças.
Assim como disse a Rafa, também me vi meio perdida, entendendo o que leio e aprendo, mas na prática tudo muda, causando, às vezes, mais exclusão. Será que estou pronta para ensinar um aluno com necessidades especiais? A educação superior precisa também inserir prática, e não apenas teoria sobre o assunto. Deve-se prezar o direito da criança com deficiência, sendo o mesmo dos ditos “normais”. Há muito que se fazer pela educação especial, e espero que sejamos agentes ativos neste processo.

Um comentário:

  1. Mariana,
    Fique tranquila, pois pela minha experiência de mãe de criança com Sindrome de Down, os professores que melhor praticam a inclusão são os jovens, aqueles que estão iniciando a carreira, estes quebram os paradigmas que muitos professores experientes tem em relação ao aprendizado de uma criança especial. Os jovens educadores são mais atentos aos detalhes, são conectados a internet, tem mais energia e esperança. Isto é o que importa.
    Boa sorte em sua jornada.
    Estou a disposição para ajudar em alguma dúvida.
    um abraço,
    Cecilia - Jundiaí-SP

    ResponderExcluir