o desafio das nossas escolas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Será que a escola especial pode suprir a escola comum?


Em minha opinião não, e nem é o ideal. Porém acredito que a escola especial fornece serviços que a escola comum não oferece que ajudam no desenvolvimento da pessoa com deficiência, serviço voltados para questões da saúde. Olhando nesta perspectiva, a escola especial complementa a ação da escola comum.
A escola comum inclusiva traz benefícios ao proporcionar o contato entre as diferenças, possibilitando a socialização, troca de experiências e saberes. Neste sentido, acredito que a escola comum beneficiaria mais do que a escola especial, pois esta última se constitui como uma escola para os diferentes, os separando das demais pessoas.
Porém, o que vemos é que a escola comum não tem dado conta de lidar com as diferenças, com as diversas formas e tempos de aprendizagem, fazendo com que os alunos com deficiências procurem formas de suprir seu aprendizado através da escola especial.
Acredito que se o Atendimento Educacional Especializado ocorrer na escola comum como ele realmente é proposto, não existirá a necessidade de se complementar a educação destes por meio de uma escola para os diferentes.

Um comentário:

  1. Concordo com você Larissa!
    A questão é que as duas trabalhem juntas, complementando-se, não é mesmo?
    Ainda não tenho experiências com alunos especiais, mas acredito que o que você disse sobre o AEE é bem real. Se ele fosse aplicado como é proposto, não haveria a necessidade de escolas especiais.

    ResponderExcluir