o desafio das nossas escolas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Aparência e preconceito

O filme que foi passado na aula trouxe o tema do preconceito, muitas vezes enraizado na sociedade, e que se mostra de forma "natural", contudo sabemos que o efeito de atos preconceituosos - desde os menores como a maneira de falar até os casos mais graves como violência física, provocam grandes traumas, por vezes irreversíveis, na vítima.
Quando me coloquei para pensar se já havia sofrido algum preconceito foi difícil responder e não consegui me lembrar de uma situação concreta vivida por mim, mas puxando na memória, me lembro que certa vez meu irmão queria comprar uma jaqueta, então eu fui até a loja para acompanhá-lo. Ao entrar na loja percebi a vendedora comentando com uma outra funcionária "fica de olho naquele menino ali", enquanto olhava para o meu irmão, tudo isso porque ele se veste com calças largas, boné e corrente.
Nesse caso posso entender que o preconceito é um fruto dos tempos de medo em que vivemos, sempre cercados por violência, contudo não devemos julgar qualquer pessoa sem antes conhecê-la, tarefa que é muito facíl na teoria, mas que reconheço muito dificil de ser colocada em prática.

Bruna Fonseca
090520

Um comentário:

  1. Concordo com vc Bruna, as pessoas são muitas vezes preconceituosas sem de fato terem plena consciência disso

    ResponderExcluir