o desafio das nossas escolas

terça-feira, 20 de março de 2012

Palavras destacadas. Conceitos dados pela Convenção.

Deficiência é um conceito em evolução e que a deficiência resulta da interação entre pessoas com deficiência e as barreiras devidas às atitudes e ao ambiente que impedem a plena e efetiva participação dessas pessoas na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas; em outras palavras, entende a deficiência em seu sentido plural. Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

Igualdade como ideia que abrange a inserção de todas as pessoas com deficiência, tendo assim as mesmas oportunidades que as demais pessoas da sociedade e os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais nas esferas política, econômica, social, cultural, civil ou qualquer outra.

Oportunidade aparece atrelada ao conceito de igualdade prevendo o acesso pleno ao meio físico, ao transporte, a informação e comunicação, inclusive aos sistemas e as tecnologias, entre outros; e a não discriminação por qualquer pessoa ou instituição.

Diferença entendida em seu sentido plural e acoplada ao termo respeito.

Respeito pelos direitos e pela dignidade das pessoas com deficiência.


Laura
Layra
Lívia
Maria Carolina
Natália

Nenhum comentário:

Postar um comentário