o desafio das nossas escolas

terça-feira, 13 de março de 2012

Preconceito impregnado;


Fico indignada ao observar o preconceito pressente e impregnado em nossa sociedade. Entre os mais diversos grupos, entre as minorias, e o que predomina é uma ideologia posta desde a infância. Minha bisavó era mulata, filha de escrava, meu avô filho de italiano e de uma mulata, fruto dessa mistura rica de culturas, casou-se com filha de espanhóis tiveram meu pai, que infelizmente disse algo muito infeliz, que: não ficaria tão satisfeito se me casasse com um negro. Eu parei estática e disse: você percebeu o que acabou de dizer? Indignada com julgamentos feitos somente pela aparência externa, indignada mais ainda pela historia da família de meu pai, e mesmo assim a cegueira que habita dentro das entranhas de nossa sociedade burguesa.
            Gostaria de compartilhar um vídeo que me chocou muito. Psicólogos americanos fizeram esse teste em crianças negras em 1947, sobre os conceitos a partir da cor da pele. Recentemente foi feita uma nova pesquisa nos EUA e o resultado não mudou muito.

2 comentários:

  1. É assustador ver como as pessoas tem preconceitos contra coisas que elas mesmas são. Acabei de postar aqui um link pruma matéria que fala bem sobre isso.
    Tenho certeza que muita gente pode dar exemplos parecidos com esse seu, Bárbara.

    ResponderExcluir