o desafio das nossas escolas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Os Sentidos da Diferença

Por que a diferença existe? Por que a diferença exclui? É possível que a diferença seja usada para inclusão?

Penso que o ato de diferenciar tem um pouco de incluir e excluir ao mesmo tempo. Sou diferente porque tenho minhas próprias características, minhas próprias opiniões, minha própria história, e isso pode ser usado pelos outros para o bem ou para o mal. Alguns podem aceitar estas minhas diferenças, enquanto outros podem me excluir por conta delas. Algumas características minhas que eram muito criticadas na minha época de ensino médio são muito bem-vindas agora que estou na graduação, por exemplo.

Ver a diferença como inclusiva ou exclusiva tem a ver com a opinião do outro com relação à sua individualidade.

Juliana Bonetti


Nenhum comentário:

Postar um comentário