o desafio das nossas escolas

terça-feira, 20 de março de 2012

Principais palavras da convenção



Deficiência é uma diferença física ou mental presente em algumas pessoas e se seguirmos a risca o significado de pessoa, encontramos que “pessoa é aquele que passa a desempenhar um papel na vida”. Sendo assim, reconhecemos que deficiente ou não, todos estão dentro da concepção de pessoa.
Os estados partes são os países que participaram da elaboração da convenção, que reúne artigos focados na inclusão e nos direitos dos deficientes.
Tentando entender melhor a convenção, vemos que sua maior função é assegurar o acesso de deficientes, ou seja, permitir que este tenha o seu direito de ir e vir com liberdade. O comitê é o responsável pela organização da convenção e tem como grande objetivo promover os direitos dos deficientes. A tarefa de promover não é apenas divulgar, e sim, elevar a uma dignidade, a uma função, a uma categoria ou a um grau superior.
A presente situação dos deficientes na sociedade é complexa e instável. Sua capacidade é limitada não só por sua deficiência, mas também pela deficiência da sociedade que não é capaz de integrar alguém fora do modelo. A proteção do deficiente deve ser garantida por lei e este nunca deve sofrer com a ausência dos direitos e deveres que é garantida para qualquer cidadão apenas por ser diferente. Esta é a verdadeira função, não apenas da convenção, mas sim de toda sociedade.


Beatriz Vito Vieira  RA: 116238
Danielle Porfírio     RA:123088
Fernando Protetti RA:091182
Juliana Caroline Bonetti RA:117470
Mariana Burckarte Patelli RA: 119862
Tainá   RA:094459

Nenhum comentário:

Postar um comentário