o desafio das nossas escolas

terça-feira, 13 de março de 2012

Comentário sobre o texto “Os sentidos da diferença” da professora Maria Teresa Eglér Mantoan - Inclusão é entender o significado da palavra DIFERENÇA


O texto “Os sentidos da diferença” me fez refletir sobre a inclusão e seus desafios. Não basta incluir, é necessário abrir espaços e oferecer condições para que as diferenças possam desenvolver as suas potencialidades. A atitude de promover a inclusão nos obriga a rever conceitos e comportamentos pré-estabelecidos e reconhecidos como padrão. Esta prática de nivelar e padronizar, muito comum em escolas regulares tradicionais, inviabiliza a inclusão, porque colocam em evidencia e em destaque as diferenças daqueles que estamos incluímos.
Alguns grupos são constituídos a partir de suas diferenças e se organizam para buscar os seus espaços na sociedade. Incluir pessoas de um determinado grupo considerando apenas as características desse grupo seria o mesmo que limitar o potencial de cada individuo e determinar as suas possibilidades. Seria o mesmo que promover a inclusão para depois rotular as pessoas a partir de suas diferenças, sem considerar as especificidades e capacidades individuais. Talvez o objetivo principal da inclusão seja observar que todos nós somos diferentes e que não existe um padrão que nos define e nos limita.
As peculiaridades caracterizam as pessoas, mas não definem suas potencialidades nem limitam suas capacidades e possibilidades. Tudo depende da vontade de cada um. A diferença muitas vezes é rotulada a partir de um padrão considerado como normal. O desafio da inclusão é abrir espaços para as diferenças, e   buscar instrumentos para construir relações de respeito e solidariedade entre diferentes, sem comparações e sem rótulos.
Observo que de todos os obstáculos colocados no caminho da inclusão, o maior de todos, é a falta de preparo e capacitação para lidar com as diferenças. Os educadores precisam estar preparados para não reproduzir as práticas excludentes, que limitam o ser humano a partir de suas deficiências.    
            Precisamos compreender qual é o significado da palavra “diferença” que nos interessa: os preconceituosos, consideram as diferenças apenas como uma forma de discriminação, excluindo as pessoas que não se enquadram em um determinado padrão considerado “normal” e há os que buscam um mundo melhor, mais justo, e que consideram e valorizam as diferenças como forma de  preservação da identidade..

Nenhum comentário:

Postar um comentário