o desafio das nossas escolas

quinta-feira, 15 de março de 2012

Os ímpares de nossas sociedades

A inclusão e a exclusão fazem parte de nossas sociedades desde tempos mais remotos. Exemplos disso podemos nos lembrar da escravidão existente a tempos em nossas sociedades, como no Egito, Grécia, Roma, as colonias nas Américas, na Ásia; a "santa inquisição" durante a Idade Média; os movimentos sociais do século XX (movimento negro, feminista, homossexual). Dessa forma os grandes grupos ao longo dos tempos alteraram os seus sistemas de organização, produção, e assim também a sua maneira de incluir, ou excluir um determinado indivíduo.
O vídeo apresentado em aula, desenvolve diversos questionamentos a respeito principalmente as "exclusões" existentes em nossa sociedade pós industrial. Diversos aspectos são abordados em poucos minutos, a exclusão social vivida por "Estamira", em sua jornada em busca da felicidade que está em sua vida, considerado por muitos como "Louca", além de posição social sem de completo abandono; as diversas manifestações de preconceito apresentados em cenas do longa metragem "Crash - No Limite", uma produção bi - nacional, que questiona muitos problemas associados a violência em nossa sociedade atual, e além disso tem como localidade a cidade de Los Angeles, no início do século XXI, que estava passando por diversos problemas relacionados ao preconceito e a violência; e por último o questionamento a respeito do tramamento que ainda ocorre com indivíduos portadores de enfermidades ou doenças como a AIDS, de forma a considerar nossa sociedade, o preconceito, como forma "natural" de tratar, ou melhor dizer, excluir uma pessoa de seu convívio social.
Considerando interessante debatermos esses assuntos de modo que busquemos abstrair os nossos "pré - conceitos" a respeito de toda e complexa diversidade existente em nossa sociedade, seja ela em nível do indivíduo, até a respeito de dogmas superiores, como a religião, a política e a economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário