o desafio das nossas escolas

terça-feira, 27 de março de 2012

palavras da convenção


Direitos
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência adotada pela ONU é um marco para a garantia e manutenção de direitos. Direitos humanos são direitos de todos, embora, infelizmente se façam necessárias especificações para grupos mais vulneráveis e antes deixados de lado. A partir da garantia dos direitos humanos e a garantia do monitoramento e cumprimento das obrigações do Estado, estas pessoas estarão em condições de conquistar a cidadania.
Dentre os princípios da Convenção encontram-se direitos humanos tais como: o respeito pela dignidade inerente, a independência da pessoa, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas e a autonomia individual, a não discriminação, a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade, o respeito pela diferença, a igualdade de oportunidades, a acessibilidade, a igualdade entre o homem e a mulher e o respeito pelas capacidades em desenvolvimento de crianças com deficiência.
A Convenção estipula obrigações gerais dos Estados Partes no sentido de se comprometerem a assegurar e promover o pleno exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação por causa de sua deficiência.

Deficiência
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
A Organização das Nações Unidas – ONU – criou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Esta Convenção tem o objetivo de proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência. Além disto, monitorar o cumprimento das obrigações do Estado para a efetivação da cidadania dos portadores de deficiência. Com a Convenção, fica estabelecido que, se não houver acessibilidade significa que haverá discriminação, condenável do ponto de vista moral e ético e punível na forma da lei.
São princípios desta Convenção, dentre outros: o respeito pela dignidade e independência da pessoa com deficiência, a autonomia individual, a não discriminação, a efetiva participação e inclusão na sociedade, o respeito pela diferença, a igualdade de oportunidades, a acessibilidade e o respeito pela capacidade de desenvolvimento das crianças com deficiência.
As pessoas com deficiência lutam há anos para conseguir a autorização da Assembléia Geral da ONU para levar em frente o processo de elaboração de uma convenção que respeite as características específicas deste segmento, até hoje muito marginalizado. Já existem declarações semelhantes, como a do Deficiente Mental, de 1971, e a da Pessoa Deficiente, de 1975, mas não tiveram a eficácia de alterar a conduta dos Estados e da sociedade.
Apenas um terço dos países membros da ONU dispõe de legislação específica para as pessoas com deficiência. Com esta Convenção, os países participantes se comprometem a assegurar e promover o pleno exercício de todos os direitos humanos pelas pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação. Medidas serão tomadas para eliminar a discriminação, para tornar o mundo acessível para as pessoas com deficiência, desenvolvendo tecnologias, e para promover a capacitação dos profissionais e equipes que trabalham com pessoas com deficiência.

Inclusão
A Convenção é criada para haver a inclusão de todos no meio social garantindo, assim, os direitos das pessoas com deficiência. Essa inclusão é realizada com a inserção das pessoas nos diversos níveis escolares, garantindo profissionais, aparelhos, livros..., no mercado de trabalho, dentro das possibilidades de cada um, modificações físicas nos prédios públicos e privados, para facilitar todo tipo de acesso em uma inclusão efetiva.

Conscientização
a questão da conscientização é abordada separadamente em um dos artigos do documento. O artigo propõe uma conscientização no sentido de respeitar as pessoas com deficiência e combater os preconceitos. Uma coisa interessante é a promoção que o artigo realiza em relação às capacidades e contribuições que estas pessoas possuem. Fora do contexto deste artigo em questão, a conscientização é trabalhada de uma forma que enfatiza que todos nós temos nossas particularidades.

por amanda, sara, simone, jaqueline e rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário