o desafio das nossas escolas

sexta-feira, 23 de março de 2012

seneda

Parágrafo do grupo 2 (segunda aula)
Não podemos medir as diferenças que formam a identidade das pessoas. Isso se dá tanto pela complexidade indizível dos seres humanos, quanto pela constante mudança interior-exterior a que todos estamos sujeitos. Respeitar as diferenças de cada pessoa significa respeitá-las como seres indefinidos, sem necessidade de rótulos - definitivos e generalizantes - já que estes limitam ou tentam impedir o processo de vir a ser inerente ao homem.

Resumo do documento da Convenção sobre o direito das pessoas com deficiência
Os primeiros artigos do texto fundamentam o documento em aspectos como propósito, definições, princípios e obrigações. Algumas das primeiras palavras definem que é o Estado que deve, inclusive para crianças e mulheres com deficiência, garantir, conscientizar e fiscalizar o cumprimento de princípios como a dignidade, a acessibilidade e a cidadania. Pé de igualdade balizará o tratamento em situações de risco, jurídicas, de liberdade e de segurança.
As pessoas com deficiência terão também seus direitos de expressão, privacidade, lar e famílias respeitados. Assim, poderão: escolher por onde e como (dentro de suas limitações) movimentar-se, onde residir e qual a nacionalidade; ter relações com as comunidades onde habitam; expressar-se e ter informações, com tecnologias providas pelo Estado quando necessário; usufruir de privacidade, sem interferências arbitrárias, em lar, família, correspondência e outros dados pessoais; casar, formar família, ter filhos e suas guardas.
O direito à educação promoverá acesso a sistemas educacionais inclusivos e ao desenvolvimento pleno. A educação primária será gratuita e de qualidade; a de nível médio será fornecida em igualdade de condições com as demais pessoas. O Estado garantirá condições de aprendizagem, com formas de comunicação adequadas. Também serão garantidos a formação de professores, materiais adequados e espaços próprios.
A saúde deve ser gratuita e de qualidade, em locais próximos e acessíveis. Os profissionais de saúde devem ser formados de maneira a atender as especificidades e necessidades das pessoas com deficiência, inclusive prevenindo a discriminação pelo esclarecimento.
O trabalho tem sua garantia assegurada por leis que impeçam a discriminação, que promovam a formação continuada, os direitos trabalhistas e sindicais e remuneração equivalente ao mercado. As pessoas com deficiência podem ocupar qualquer cargo trabalhista, tanto no setor público quanto no privado.
O padrão de vida das pessoas com deficiência será assegurado em ralação à moradia, ao vestuário e à alimentação. Os direitos políticos também são garantidos, tanto na candidatura, quanto no voto. Por fim, o direito às manifestações culturais, de entreterimento e de lazer são garantidos, com a acessibilidade necessária, tanto para a apreciação quanto para a criação.
O texto finaliza com artigos que versam sobre a forma como os países signatários conduzirão nacional e internacionalmente o documento da convenção: cooperação, comitês, relatórios, conferências, alterações, autenticidade, e suas funções e formatos.

Grupo:Ruy Braz, Vivian Bisanta, Poliana Nicola, Bruna Fonseca, Ana Laura e Marina Seneda

Um comentário:

  1. Não tem o que eu faça! Não consigo trabalhar nesse wordle, infelizmente...

    ResponderExcluir