o desafio das nossas escolas

sábado, 10 de março de 2012

Relações raciais na creche

Coincidência ou não, o título dessa minha postagem, é o nome do texto que eu li, para o meu seminário da Disciplina EP139- Pedagogia da Ed. Infantil.
Este texto trata sobre as diferenças raciais na creche e como as professoras lidam com essas diferenças. Esse texto apresenta o relato de algumas observações feita pela autora na creche onde ela realizou sua pesquisa.
Nesses relatos ela conta situações do dia a dia da creche, onde se encontra caso de descriminação racial em algumas situações. Essa descriminação parte dos professores, onde elas tratam  as crianças negras de uma forma e as brancas de outra.
Fatos interessantes são contados da forma como ocorre a discriminação no dia a dia. Um deles que mais me chamou a atenção, foi o do menino negro que não parava no lugar e, que por isso a professora colocou ele no cadeirão. O fato de ir pro cadeirão era uma forma de punir, a criança que não ficava quieta no lugar, na hora da refeição. Porém, naquele mesmo dia, outra criança também não parava no lugar, o detalhe era que esse criança era branca , e que por conta disso não houve a punição.
Ao ser questionada, a professora disse que sempre dá mais uma chance a criança branca de ficar quieta, e em suas atitudes ela mostra que o mesmo não ocorre com a criança negra. Esta por sua vez não tem chance, toda vez que não para no lugar vai pro cadeirão .
Aqui temos o preconceito, tanto racial quanto social. O racial por causa da cor da criança, uma negra a outra branca. O social pelo fato de, o ideal, o aceitavel pela sociedade é a criança que fica quieta, que saiba obedecer, e o fato de você condicionar desde cedo a criança a obedecer sem questionar, você está moldando de acordo com aquilo que a sociedade espera daquele individuo.
O que quero levantar aqui é que não podemos ver as diferenças como forma de cultivar ela, como sendo um desvio da "norma", mas também não  fazendo do diferente como sendo o mesmo, ignorando essas diferenças, pois assim se evidência a descriminação.

(OLIVEIRA, Fabiana de. Relações raciais na creche. IN: GONÇALVES E SILVA, Petronilha B. e PINTO, Regina P. Negro e Educação: escola, identidades, cultura e politicas públicas. SP: Ação educativa, ANPEd, 2005,p. 29-39.)

4 comentários:

  1. Infelizmente, o preconceito está dentro do espaço escolar, um lugar onde deveria apresentar propostas pedagógicas que estimulassem o respeito à diversidade.

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  2. O mais importante é, nós como educador@s ou futuras educador@s, aprendermos como lidar com as situações preconceituosas. Como ensinar valores como o respeito e o amor ao próximo diante de uma sociedade que prega a competição, a exploração e reforça a desigualdade social?
    Como lidar com as diversas culturas que formam o ser - a criança - em seus diversos meios?

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